Ao longo da vida e com o envelhecimento, muitas são as modificações que ocorrem nas estruturas anatómicas e fisiológicas do pé.
Exemplo disso são o hallux abductus valgus vulgarmente conhecido por joanete e as deformidades dos dedos menores, como os dedos em garra em malho e em martelo Tais alterações necessitam de atenção quanto ao diagnóstico e tratamento, pois repercutem-se num declínio e/ou incapacidade funcional e levam à diminuição da qualidade de vida das pessoas.
No Gabinete do Pé Diabético da Polienf, há mais de uma década que vem a ser desenvolvida uma metodologia para corrigir deformidades, como o hallux abductus valgus, dedos em garra, em martelo, em malho, assim como metatarsalgias ou outros casos de alteração das estruturas biomecânicas do pé, com recurso a órteses em silicone. Da mesma forma que o processo de evolução da deformidade se agrava, também pode ser desagravado, mediante a introdução de uma peça corretiva que aproximará as estruturas musculares esqueléticas e articulares da posição anatómica adequada.
Ao longo dos anos no Gabinete de Tratamento do Pé da Polienf Porto, demonstramos que o método e a técnica usados na produção de órteses em silicone personalizadas, e, devidamente adequadas a cada caso particular, apresenta-se com resultados comprovados.
Em 2015 a Polienf lançou uma publicação dedicada a este tema intitulada:
"Órteses em Silicone na correção de deformidades dos dedos"
(disponível gratuitamente aqui)
Folheto Gabinete do Pé